domingo, 12 de dezembro de 2010

USANDO O VÍDEO E A TV

O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Vídeo significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito. (MORAN, 1995, p.27)

O uso da TV e do vídeo em sala de aula aproxima a escola do mundo dos alunos e da linguagem que para muitos é mais atraente, pois a escola muitas vezes tem uma linguagem formal que acaba se distanciando do mundo de nossos alunos.
            É importante a utilização desta linguagem televisiva para que os próprios alunos possam analisar e discutir sobre os programas assistidos e assim levantar os aspectos positivos e negativos da programação existente. Esta análise vai ao encontro de um dos principais objetivos do uso da tecnologia que, em minha opinião, é fazer com que os alunos sejam mais críticos no uso das tecnologias existentes.
            Através do trabalho com a TV e o vídeo, é possível incentivar os alunos a filmar e também possam apresentar as suas pesquisas em vídeo aliando assim as teorias aprendidas com as tecnologias existentes. A utilização destes recursos precisa ser contextualizada, pois seu uso continuado e sem nenhum objetivo pode gerar o desinteresse nos alunos, tirar todo o prazer de ter algo novo e diferente em sala de aula e manter a ideia do vídeo como uma atividade puramente como entretenimento, da qual participamos passivamente, sem pensar e refletir sobre o que vemos.
            Ao usar a TV, um vídeo ou filme, é de extrema importância que o professor tenha conhecimento do que vai passar para os alunos para que possam explorar da melhor forma possível dando um significado para a utilização deste recurso.

Nenhum comentário: