sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Reflexão do eixo 1

Muitas vezes no decorrer do semestre nos preocupamos tanto com prazos de entrega de trabalhos, com aplicação das técnicas aprendidas, em registrar as tais técnicas, que não paramos para refletir sobre a aprendizagem realmente adquirida. Acabamos realmente refletindo sobre elas quando somos obrigadas a fazê-lo, como aconteceu com a síntese do portifólio. Apesar de termos passado o semestre todo registrando nossas aprendizagens no portifólio, o ato em si perdeu um pouco da sua utilidade de nos fazer refletir sobre o que aprendemos, pois acabou virando algo mecânico, com data e prazo para ser postado, pois nem todos conseguem ter aprendizagens novas a cada semana.
Durante a elaboração do documento não me apercebi de nenhuma aprendizagem que ainda não havia colocado em prática, mas pude relembrar de várias coisas interessantes que aconteceram durante os semestres e que acrescentaram muito para minha vida profissional e pessoal também.O semestre passado foi muito rico em idéias para por em prática com os alunos e principalmente em rever antigas práticas e substituí-las por novas e mais modernas. Como por exemplo a contação de história, muitas idéias de tornar o momento mais lúdico e especial para os alunos. Incluir música no currículo dos alunos, misturando com poesias e textos tornando uma aula de Língua Portuguesa divertidíssima.Maneiras diferentes de trabalhar com quadros de pintores famosos, não se prendendo simplesmente em pedir para os alunos fazerem uma releitura, mas sim preocupando-se com todo o contexto do quadro.A maneira correta de se trabalhar teatro com os alunos, com várias técnicas interessantes e divertidas que ajudam a acabar com a inibição dos alunos mais tímidos. E para finalizar a importância de se brincar em sala com os alunos adotando uma postura mais lúdica para a escola tornar-se um lugar interessante para os alunos.
Foram muitas as aprendizagens positivas do semestre passado e de todo o curso o que nos ajuda a sermos melhores profissionais e principalmente reciclarmos nossas idéias e tentarmos aos poucos melhorarmos a educação, tão carente de boas idéias e ações.



Esta reflexão foi feita em uns dos primeiros trabalhos que tínhamos que apresentar e mesmo depois de tantos semestres continuo concordando com o que relatei, principalmente no que se refere ao ato mecânico de postar algo para preencher um número X de postagens que por muitas vezes acabam não sendo o fruto de uma reflexão, mas sim algo que é feito por obrigação para não se ter a cruz da recuperação sobre nossos ombros.
Posso dizer que o professor vive refletindo sobre muitas coisas durante o seu dia, nem todas são frutos de aprendizagens, mas sim de situações do cotidiano, que muitas vezes não estão previstas nas interdisciplinas do PEAD.
Posso dizer que o referido semestre na minha opinião foi o mais ricos em ideias concretas para se trabalhar com alunos e que acrescentou muito a nossas aprendizagens e a maneira de trabalhar de uma forma mais lúdica com nossos alunos.

Nenhum comentário: