sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Segundo o Minidicionário Luft, adulto quer dizer: “1. Plenamente desenvolvido. 2. Pessoa que atingiu a idade madura. 3. Pessoa que chegou a maioridade legal.”
O princípio da vida adulta é ainda mais difícil de se estabelecer uma marcação de quando começa realmente. As mudanças não ocorrem em idades específicas, variando conforme o meio em que a pessoa vive e sua posição social. Ser Adulto significa ter independência e assumir a responsabilidade pelo seu projeto de vida. É ir assumindo cada vez mais responsabilidades e papéis diferentes na sua vida. Legalmente chega-se a idade adulta aos 21 anos, mas psicologicamente, penso que isto deve variar muito. O adulto situa-se atualmente numa sociedade de escolhas, decisões e projetos – projetos profissionais, de carreira, familiares, de orientação, inserção, formação, de reforma, entre outros.
A pessoa torna-se adulta, acredito realmente, quando a vida cobra dela um posicionamento, quando as responsabilidades vão surgindo e temos que assumi-las para não sermos atropelados por elas. Como já falei anteriormente depende de uma série de fatores, como por exemplo, de ter casado, de ter filhos, morar sozinho, ou com os pais, ter um trabalho que exija mais responsabilidades, etc.
Os maiores desafios da vida adulta acreditam que seja a "carga de responsabilidades impostas pela sociedade", pois quando se é adolescentes temos algumas responsabilidades, junto a nós nossos amigos e a sociedade como um todo, mas quando se é adolescente acredita-se que regras foram feitas para ser quebradas, responsabilidades só servem para nos deixar mais velhos e outras justificativas para não nos prendermos em responsabilidades.Na vida adulta nossas atitudes tem um reflexo muito maior no nosso futuro como em todas as ações que fazemos.
Na vida adulta pode se aprender pela experiência de outras pessoas, quando se tem paciência para ouvir, ou então, o jeito mais doloroso e eficaz no meu caso, é aprender com os erros, pois no processo de juntar os cacos e reconstruir a vida sempre acabo aprendendo e fazendo o possível para não cometer o mesmo erro novamente.



Esta postagem foi realizada para a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, aonde deveríamos caracterizar o que é ser adulto. Adulto na minha opinião é assumir responsabilidades, saber reconhecer seu erros, pedir desculpas quando necessário e assumir os riscos pelas suas escolhas.
Às vezes penso que ser adulto é doloroso, pois em algumas situações seria interessante ficarmos na inocente ignorância da infância e não nos preocuparmos com prazos, com notas, com apresentações, com o salário que termina antes do mês e poder somente preocupar-se  em qual o programa da TV e que aquele brinquedo do anúncio é o que será pedido para o Papai Noel e principalmente ter a certeza e a crença que ele irá trazer.
Adultos muitas vezes deixam esta crença, este acreditar nas coisas de lado e acabam se voltando para o lado prático da vida, deixando muitas vezes que as coisas boas passem por nós sem deixar uma marca.

Nenhum comentário: