domingo, 22 de novembro de 2009

TEMAS GERADORES


Assim como Frei Britto em seu texto Paulo Freire: a leitura do mundo, diz: “ Ivo aprendeu com Paulo que, mesmo sem ainda saber ler, ele não é uma pessoa ignorante. Antes de aprender as letras, Ivo sabia erguer uma casa, tijolo a tijolo. O médico, o advogado ou o dentista, com todo o seu estudo, não era capaz de construir como Ivo. Paulo Freire ensinou a Ivo que não existe ninguém mais culto do que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social. Ivo viu a uva e Paulo Freire mostrou-lhe os cachos, a parreira, a plantação inteira. Ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto que Ivo extrai o pretexto para agir. No início, meio e fim do aprendizado é a práxis de Ivo que importa. Práxis-teoria-práxis, num processo indutivo que torna o educando sujeito histórico.”
No momento que a aprendizagem torna-se algo significativo para o aluno ele com certeza irá aprender com mais facilidade, pois poderá relacionar o que aprende com a sua realidade e consequentemente saber como encaixar este novo aprendizado na sua vida. Irá criar uma relação entre o concreto e o abstrato e o aluno conseguirá entender e aprender.
No caso do adulto, mais ainda se faz necessário uma aprendizagem voltada para a realidade deste trabalhador e principalmente que estabeleça uma relação entre a sua vida e o objeto de estudo. O adulto que está procurando aprender depois de muito tempo tem algum objetivo em mente, algo que procura concretizar com a ajuda do seu estudo e portanto o ensino deve ser mais significativo ainda para estimular este estudante a seguir em frente sem desistir e principalmente sabendo que o que está estudando tem relação com ele e com sua vida e que futuramente poderá aplicar na prática o que estudou.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Grace:
A importância do Ato de Ler, de Paulo Freire, aborda bem a questão da leitura do mundo e a leitura da palavra. Vale a pena conferir.
Tens alguma experiência de trabalho com temas geradores que poderias compartilhar conosco?
Abraço.
Celi