Trabalho com 3ª e 4ª série, com idades que vão de 9 a 13 anos, percebo que durante as suas narrativas, mesmo já não misturando a fantasia com a realidade, a palavra falada não é suficiente para contar a história, eles necessitam além das palavras, muitos sons, vários gestos e uma coleção de caras e bocas. Nesta idade é possível perceber que as suas histórias possuem um sequência, elas têm início, meio e fim, o que muitas vezes não acontece com as crianças menores que não tem o mesmo desenvolvimento narrativo das crianças maiores.
Nós adultos também nos entregamos a uma história nos envolvendo de tal forma que muitas vezes não conseguimos separar a verdade da ficção, pois muitas vezes é possível perceber isso quando vemos adultos falando ou agindo da mesma forma que algum personagem de novela, filme ou livro.
Penso que é de extrema importância que as crianças sejam estimuladas a falar, contar histórias, deixar a sua imaginação voar alto, pois através deste exercício de narrar, contar algo ou criar narrativas as crianças vão desenvolvendo sua imaginação e principalmente sua expressão oral e sua visão sobre as coisas.
Um comentário:
Olá Grace:
Muito bacana a tua postagem. Trazes conhecimento sobre o assunto narrativa, estratégias para desenvolver a imaginação da criança, expressão oral, bem como a sua visão sobre as coisas. Para qualificar ainda mais a tua postagem, seria interessante que pudesses trazer trecho(s) do texto/autor que embasa(m) a tua postagem. Fica o desafio.
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário