OS ALUNOS DA EJA
Componentes: Grace Kunst, Magali Capeletti, Rozane Pastório e Susana da Silva.
METODOLOGIA: Para a realização desta pesquisa foram feitos questionários abordando vários aspectos da vida dos estudantes entrevistados. A entrevista foi feita pessoalmente, na própria escola onde os estudantes tem suas aulas Foram abordadas questões sócio demográficas, sócio-culturais e sócio-cognitivas.
DISCUSSÃO: Dos alunos entrevistados a média de idade é de 35 a 45 anos, a maioria parou de estudar para começar a trabalhar e boa parte veio de outras cidades para Sapiranga em busca de emprego. Apenas dois dos entrevistados são produtos excluídos das escolas de Sapiranga, ou seja, nasceram e se criaram aqui na cidade. A grande maioria iniciou seus estudos quando criança, mas devido ao fato de terem que trabalhar, abandonaram os estudos retomando-os somente depois de adultos, graças ao incentivo da família, mas principalmente em função da exigência do mercado de trabalho.
CONCLUSÃO: Mediante a pesquisa feita foi possível perceber que os relatos de vida dos estudantes, as dificuldades apresentadas e as mudanças ocorridas a partir do momento em que voltaram a estudar, assemelham-se com o perfil descritos por Martha Kohl em seu texto “ Jovens e Adultos como sujeitos do conhecimento e da aprendizagem”: “Ele é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles provenientes de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar (muito freqüentemente analfabetos), ele próprio com uma passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência, que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do ensino supletivo.( Martha Kohl). A realidade que encontramos é semelhante com a descrita pela autora, os adultos abandonaram os estudos quando criança retomando tardiamente por alguma imposição da vida.
BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nove./Dez. 1999, n. 12, p. 59-73.
Componentes: Grace Kunst, Magali Capeletti, Rozane Pastório e Susana da Silva.
METODOLOGIA: Para a realização desta pesquisa foram feitos questionários abordando vários aspectos da vida dos estudantes entrevistados. A entrevista foi feita pessoalmente, na própria escola onde os estudantes tem suas aulas Foram abordadas questões sócio demográficas, sócio-culturais e sócio-cognitivas.
DISCUSSÃO: Dos alunos entrevistados a média de idade é de 35 a 45 anos, a maioria parou de estudar para começar a trabalhar e boa parte veio de outras cidades para Sapiranga em busca de emprego. Apenas dois dos entrevistados são produtos excluídos das escolas de Sapiranga, ou seja, nasceram e se criaram aqui na cidade. A grande maioria iniciou seus estudos quando criança, mas devido ao fato de terem que trabalhar, abandonaram os estudos retomando-os somente depois de adultos, graças ao incentivo da família, mas principalmente em função da exigência do mercado de trabalho.
CONCLUSÃO: Mediante a pesquisa feita foi possível perceber que os relatos de vida dos estudantes, as dificuldades apresentadas e as mudanças ocorridas a partir do momento em que voltaram a estudar, assemelham-se com o perfil descritos por Martha Kohl em seu texto “ Jovens e Adultos como sujeitos do conhecimento e da aprendizagem”: “Ele é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles provenientes de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar (muito freqüentemente analfabetos), ele próprio com uma passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência, que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do ensino supletivo.( Martha Kohl). A realidade que encontramos é semelhante com a descrita pela autora, os adultos abandonaram os estudos quando criança retomando tardiamente por alguma imposição da vida.
BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nove./Dez. 1999, n. 12, p. 59-73.
Um comentário:
Olá Grace:
Parabéns pelo trabalho. Imagino que deva ter sido gratificante fazer a pesquisa e constatar que o que a autora estudada, Marta Kohl, coloca se aplica à realidade encontrada .
O grupo descobriu que “Apenas dois dos entrevistados são produtos excluídos das escolas de Sapiranga, ou seja, nasceram e se criaram aqui na cidade.” A idade desses alunos é a mesma dos demais alunos da turma? Qual a porcentagem que os dois alunos representam do universo pesquisado?
Abração.
Celi
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