Esta semana dividi os alunos em grupo para fazerem o trabalho sobre plantas medicinais, um livro sobre chás. No dia seguinte vários alunos já disseram que haviam coletado alguns chás, que já haviam perguntado para algum familiar para que servia e como era feito. Um aluno inclusive disse que havia coletados os chás, mas na família não sabiam muito bem para que serviam, mas o tio havia se prontificado a ver informações na internet sobre o uso daqueles chás.
Percebo que quando são feitos trabalhos que fazem com que o aluno colete informações, amostras, pesquise com familiares, o entusiasmo dos alunos é maior, pois eles saem da sua postura mais acomodada, onde normalmente em casa teriam que estudar ou terminar alguma atividade que não foi concluída em aula.
Da mesma forma quando apresentava as imagens da zona rural e iamos falando sobre estas imagens, à medida que falava um pouco sobre o episódio dos Mucker os alunos, tinha a sua curiosidade aguçada e cada vez mais iam fazendo perguntas sobre o assunto e que rendo sacer mais sobre a história de Jacobina e seus seguidores. E como gosto deste assunto fui contando alguns fatos ligados a algumas imagens e pude perceber o interesse nos olhos deles a cada história que contava.
Nós educadores sabemos que é preciso oportunizar um ambiente democrático e propício desenvolvimento harmonioso dos alunos, objetivando a participação e a responsabilidade de cada um nesse ambiente, pois quando o mesmo é agradável, a aprendizagem ocorre com mais facilidade e torna-se prazerosa. Mas, para que isto aconteça, é necessário que se reflita e analise as formas com que estamos desenvolvendo nossos trabalhos, se estão condizentes com a realidade dos alunos, se esta é a melhor forma de desenvolvê-los para que os resultados sejam positivos. Nós professores, precisamos investir cada vez mais em conhecimentos e práticas diferenciadas, pois a realidade está mudando a cada dia, os alunos de hoje estão em contato constante com o desenvolvimento tecnológico e a cada dia recebendo informações em excesso.
“O sucesso em qualquer profissão depende, antes da competência, da facilidade em fazer com que as pessoas entendam a sua linha de raciocínio, suas idéias, e consiga sentir segurança diante da exposição, para dar credibilidade a quem dirige a conversação” (SANTOS, 2004, p. 4). Existem professores que têm idéias brilhantes, são muito inteligentes, mas não conseguem se expressar de forma clara e ordenada, têm dificuldade de comunicação, e isto se torna uma das grandes causas da desmotivação e do desinteresse dos alunos.
Por isso cada vez mais percebo que se demonstramos entusiasmo ou gostamos daquilo que estamos ensinando os alunos irão perceber e corresponder da mesma forma e com o mesmo entusiasmo e vontade realizando o trabalho com interesse, pois eles sentem na nossa voz e na maneira como conduzimos um assunto se estamos simplesmente reproduzindo algo por obrigação ou se realmente existe verdade naquilo que estamos dizendo, pois várias vezes alguns alunos já perceberam isso, perguntado se gostava ou não do assunto falado.
Um comentário:
Oi Grace, penso que nessa postagem relatas aprendizagens importantes nesse processo. Abraços!
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