segunda-feira, 3 de maio de 2010

Semana 3

Esta semana as coisas transcorreram bem, as atividades foram realizadas a contento, mas fiquei um pouco incomodada com a atividade de filmagem dos anúncios dos livros, pois os alunos anunciaram de um forma muito rápida, não dando a enfase que pedi. Penso que esta pressa toda tenha sido causada pelo fato de terem ficado intimidados com a camera. Mais tarde farei esta atividade novamente sem filmar para ver se o problema foi a filmegem ou os alunos não entenderem o que deveria ser feito. Esta mesma atividade eu fiz ano passado com meus alunos e o resultado foi maravilhoso, mas não filmei, talvez o problema dos alunos deste ano tenha sido a vergonha de serem filmados.

No assunto zona rural e zona urbana os alunos estabeleceram muitas diferenças existentes entre os dois ambientes, principalmene aqueles que tem chácara ou vão visitar constantemente parentes no interior conseguiram contribuir de forma mais ativa acrescentando várias coisas e completando as falas dos colegas.
Na atividade de Ciências, pirâmide alimentar, os próprios alunos após desenharem a pirâmide no caderno e encaixarem os alimentos consumidos no dia anterior ao me trazerem o caderno para corrigir diziam que não estavam se alimentando de forma correta e nas suas conclusões que foram escritas em seu caderno todos chegaram a conclusão que devem aumentar o consumo de frutas, verdura e legumes e diminuir os doces .
A hora do desenho no livro de Sapiranga é especial para maioria, pois adoram desenhar e representar a história de Sapiranga, comparar os desenho entre si, dar ideias um para o outro. É um momento muito bom onde boa parte da turma trabalha com muito afinco e criatividade. O que é ótimo pois segundo Piaget"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Esta semana aconteceu algo inédito para mim aqui no Genuíno, um menino, muito bom aluno, nós conversando sobre a história de Sapiranga, sobre o desenho do livro de Sapiranga e sobre o mapa, ele falou que ano passado na outra escola o livro de Sapiranga dele era diferente, então questionei ele de como poderia estudar o município se estava no 3º ano e daí, somente dai,ele disse que deveria estar em uma 4ª série e se esta não era uma 4ª série. Imediatamene fui até a secretaria e vi que ele tinha sido matriculado na série errada. Chamamos os pais e o transferimos para sua série certa. Fiquei triste, pois ele era muito bom mas é óbvio por que pois estava estudando a mesma coisa que já tinha visto. E também me senti um pouco culpada de como não percebi que ele estava na série errada e principalmente pensando no tempo de aula que ele perdeu na 4ª série.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Grace!! Estou sentindo falta de reflexões mais diretamente ligadas às tuas aprendizagens. Que tal para as próximas postagens? Abraços!!