Não sei bem o que está acontecendo, mas parece que agora que a criatividade deveria estar a mil e as atividades estarem diversificadas, parece que venho sofrendo de um bloqueio criativo. Até a coisas mais óbvias as vezes parecem fugir e tenho tido dificuldades em resgatar.
Nesta semana ensinei meus aluno a costurar uma flor de fuxico para fazerem um chaveiro para os dia das mães e tenho que reconhecer que me superei, pois tenho uma grande dificuldade com trabalhos manuais, principalmente de costura e aprendi a fazer o fuxico vendo alguns vídeos do you tube e fiz algumas tentativas até conseguir. No dia estava mais nervosa que os alunos, pois como tenho dificuldades nesta área imaginei que os alunos também teriam, mas as coisas transcorreram bem, pois alguns conseguiram rapidamente fazerem o seu e já foram ajudando seus colegas e tudo foi tranquilo, mostrando que nem sempre podemos medir a capacidade dos alunos tendo como base as nossas dificuldades." Quando falamos sobre dificuldade de aprendizagem, estamos falando, principalmente, do ato de aprender. Aprender é uma ação que supõe dificuldade; quando não se sabe, sendo o não-saber condição necessária para aprender, é esperado que as dificuldades apareçam. Temos, portanto, dificuldades que nos desequilibram e na busca do equilíbrio, aprendemos.
O fato de estarmos mergulhados num mundo de consumo, que apregoa a perfeição, de termos pressa para tudo, de acreditarmos que as pessoas devem ser regidas pelos prazeres, de acharmos que tudo que não acontece como esperamos é doença, de termos sempre um remédio para os males existentes faz com que acreditemos que ter dificuldades para aprender é algo inconcebível." (Laura Monte Serrat Barbosa; Pedagoga, psicopedagoga, mestre em Educação - março/2007 - Revista da ABPp)
Um comentário:
Oi Grace!! Nessa postagem já te aproximas da idéia da reflexão sobre as tuas aprendizagens, pois aprendeste que podemos nos surpreender com os nossos alunos. Abraços!!
Postar um comentário