No semestre 5 estivemos mais focados na parte administrativa e de gestão de nosso curso, estudamos também sobre a psicologia da vida adulta e sobre o PPP.Lembro que na época ao analisar o nosso material de estudo e confrontá-lo com o nosso PPP, vi que o documento da nossa escola prega uma pedagogia libertadora, mas que realmente ficou somente nas palavras bonitas escritas na sua introdução, pois apesar de ser quase uma cópia fiel da LDB vários aspectos ficaram somente no papel.
“O regime seriado predominou em nossas escolas do final do século XIX até o início da década de 80 do Século XX, quando passou a ser problematizado por ter seus fundamentos vinculados a uma pedagogia tradicional. A pedagogia tradicional, como se sabe, está centrada na transmissão de conhecimentos acumulados e considerados essenciais para a inserção de todos à sociedade e ao mercado de trabalho. Nesse modelo, os conhecimentos são divididos em componentes curriculares específicos para cada campo do conhecimento e esses, por sua vez, são subdivididos em séries ou anos de estudos. A lógica dessa forma de organização curricular é exclusivamente temporal, pois fica estabelecido que determinados conteúdos devam ser aprendidos, indistintamente, por todos os alunos num tempo também determinado.” (trecho do texto ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM de Maria Beatriz Gomes da Silva).
Na nossa escola predomina o regime seriado, com divisão de componentes curriculares, divididos e séries ou anos, portanto as idéias modernas acabaram ficando somente no papel.
O PPP que deveria ser um documento feito por todos envolvidos da comunidade escola acaba sendo um documento quase que pronto vindo de um modelo completamente diferente da realidade da escola que o copiou.
Um comentário:
Grace!!!
Todos que compõe a escola deveriam acompanhar a organização e constrção do PPP, mas bem sabemos que não é o que normalmente acontece. Percebas que somente depois que teves conhecimento a respeito do assunto que foste te dar conta da importancia do mesmo. Se fores perguntar a maioria dos professores o que consta no PPP de sua escola, achas que teriam conhecimento? É de ficarmos pensando como é fundamental estarmos em constante atualização, pois somente desta forma, teremos um bom embasamento teórico e poderemos colocar em prática o que por muitas vezes nos parece tão distante.
abraços
rosangela
Postar um comentário