sábado, 23 de outubro de 2010

Analise do semestre 6

Se não tivéssemos voz, nem língua, mas apesar disso desejássemos manifestar coisas uns para os outros, não deveríamos, como as pessoas que hoje são mudas, nos empenhar em indicar o significado pelas mãos, cabeça e outras partes do corpo?”
(Filósofo Sócrates)
Neste semestre tivemos nossa interdisciplina de Libras, que foi uma novidade em muitos aspectos, pois apesar de esta acostumada a ver os surdo se comunicando, pois minha escola fica próxima a uma escola de surdos a minha ignorância sobre o assunto era tamanha. Nas aulas que tivemos, o simples fato de termos ela com uma professora surda já foi inicialmente um tanto estranha, pois todas nós éramos ouvintes e estávamos tendo aula com uma pessoa que mão entendíamos sem o auxílio de uma interprete, mas serviu para fazer com que entendêssemos melhor uma série de coisas que sinceramente não fazia sequer ideia de como acontecia na vida de um surdo.
 O ouvinte não tem uma dimensão do mundo e da cultura do surdo, não sabendo muitas vezes de que forma se processa o aprendizado destas pessoas e também sem entender que muitas vezes o que se chama de inclusão hoje em dia pode acabar virando uma exclusão, pois o aluno está inserido no mundo dos ouvintes, sem muitas vezes ter uma compreensão do que se passa ao seu redor e sem ter um conhecimento da Língua Portuguesa, da sua estrutura e também por vezes sendo dono de um vocabulário tão reduzido que é incapaz de escrever um simples bilhete.
Penso que a maioria dos profissionais não está preparado para trabalhar com o diferente, com os portadores de necessidades especiais, pois nos nossos cursos não fomos preparados para isso e o PEAD já inseriu algumas interdisciplinas que tratam deste tema, mas penso que ainda é pouco para que tem em sua sala de aula vários alunos de inclusão diferentes e muitas vezes conta somente com a boa vontade para entrar ajudar esta criança da melhor forma possível. Todas as esferas de ensino deveriam se preocupar em promover a especialização dos seus professores para poderem realmente falar em inclusão de qualidade,

Um comentário:

Rosangela disse...

Grace
Gostei do pensamento que colocaste e retribuo com um que eu aprecio: “Se perdesse todas as minhas capacidades,
todas elas menos uma, escolheria ficar
com a capacidade para comunicar,
porque com ela depressa recuperaria
tudo o resto…”
abraços
rosangela