domingo, 13 de setembro de 2009

Contribuição de Comênio



Comênio acreditava que para uma criança aprender o ensino deveria ser prazeroso e que era mais fácil aprender utilizando os sentidos na aprendizagem das coisas, portanto, acredito que este material era utilizado para que as crianças da época tivessem como visualizar as palavras ou ações daquilo que estavam aprendendo a ler e com isso tendo mais facilidade de memorizar e principalmente conhecendo um pouco do mundo através destas gravuras. É bem parecido com aquilo que fazemos hoje em dia, só que com mais recursos tecnológicos, pois muitas vezes o aluno consegue entender muito mais quando está visualizando aquilo que está sendo explicado, então além de usar sua audição para ouvir as explicações dadas ele também conta com a visão para ajudar nesta compreensão.

Sempre quando se inicia um ano letivo uma das coisas que se faz é sondar o aluno, ver o que ele já sabe, conhecer um pouco da sua vida para que a partir daí seja possível ver qual o método de ensino mais eficaz para aquela turma ou aluno.

Assim como Comênio também acredito que um bom relacionamento entre professor e aluno é primordial para que o aluno consiga desenvolver uma boa aprendizagem, pois assim mesmo não entendendo algo ele terá a abertura para perguntar e esclarecer as suas dúvidas.
Comênio pregava o ensino igual para todos, homens e mulheres e grupos sociais diferentes. Acredito que em sala de aula não se faça distinção nenhuma quanto a isso, mas sabemos que muitos grupos sociais não têm acesso à escola, principalmente por fatores econômicos.
Comênio pregava o realismo no ensino, ou seja, a partir dos sentidos, através de uma interação do aluno com os objetos estudados. Na maioria das vezes é o que procuro fazer, seja através de experiências, passeios, filmes, computador e etc., pois além de entender melhor o aluno também está vivenciando aquilo que está estudando e entrando em contado com algo diferente do que somente escrever, ler e copiar.
Muitas das idéias de Comênio, apesar de terem sido feitas e pensadas há muitos anos, são muito usadas e difundidas nas escolas de hoje em dia.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Grace:
É verdade... há tantos anos atrás Comênio já trazia concepções ainda hoje aceitas. Esse nome tem sido mencionado nas nossas escolas? Suas concepções aparecem na Proposta Pedagógica da Escola?
A partir de uma das crenças de Comênio que era de que “o ensino deveria ser igual para todos, homens e mulheres e grupos sociais diferentes”, colocas “... muitos grupos sociais não têm acesso à escola, principalmente por fatores econômicos”. Deixo a pergunta: quais podem ser as causas de deixar fora da escola grupos em função de fatores econômicos, em pleno século XXI? Isso acontece em regiões específicas ou isso se aplica de uma maneira geral?
Grande abraço.
Celi