Este aluno precisa ter sua autoconfiança resgatada, pois ele precisa redescobrir o seu jeito e a sua identidade, do tempo em que considerava os seus trabalhos mais bonitos que os da própria professora.
As crianças criativas precisam, antes de tudo, ter o valor dos seus talentos reconhecidos, dando-lhes condições para lidar com as provações e fracassos que surgirão naturalmente ao longo da vida. Se tiverem encorajamento e permissão para explorar, experimentar e testar suas idéias através de projetos de sua própria iniciativa, assumindo responsabilidades, encontrará provações e fracassos, podendo enfrentá-los sem dificuldade.
Para resgatar a criatividade demonstrada pelo menininho é preciso desenvolver as potencialidades dele, utilizando os recursos que favorecem não só a aquisição de conhecimento, mas, sobretudo, a expansão e a afirmação da personalidade dele, podendo ser desenvolvida a capacidade criadora e canalizar para outras atividades, não somente de Artes, mas na produção de textos, nas brincadeiras e na sua expressão oral.
Procuro sempre valorizar a iniciativa e estimulo a autonomia dos alunos para principalmente cuidarem se suas coisas, como material, cadernos e da sua própria rotina escolar (irem ao banheiro para lavarem as mãos, comprarem o seu lanche, trazerem os trabalhos nas datas marcadas, o respeito às regras estabelecidas, etc.).
Normalmente as atividades que dou, muitas vezes são dadas com um tema e, então deixo que desenvolvam conforme suas habilidades e seu gosto pessoal.
Trabalho com produções textuais, desenhos, música, dramatizações, produções artísticas diversas, onde os alunos possam mostrar a sua criatividade sem minha interferência.
Uma das coisas que falo muito e cobro bastante de meus alunos é que eles pensem, analisem que possam ir além daquilo que está escrito e das coisas que vêem e ouvem em um filme ou na própria televisão. Quero que eles possam se posicionar diante de um assunto, dar sua opinião. Mesmo sendo alunos de 3 e 4ª série, procuro sempre trabalhar esta questão da analise e da opinião pessoal.
Penso que se conseguir isso dos meus alunos eu ficarei muito feliz, pois dessa forma eles poderão agir com mais autonomia e principalmente desenvolver sua criatividade.
Não sei se isso é uma marca pedagógica, mas é algo que busco e batalho com todas as turmas pelas quais eu passo, muitas vezes conseguindo bons resultados, outras tantas ficando frustrada, mas sempre tentando.
Um comentário:
Querida Grace:
Que tantas e que substanciais são as reflexões que trazes na postagem “O Menininho”. Quando colocas “... muitas vezes conseguindo bons resultados, outras tantas ficando frustrada, mas sempre tentando” fica evidente de que nem sempre o trabalho do educador é fácil, mas, com certeza, as suas práticas deixarão marcas. Para qualificar ainda mais a tua postagem seria interessante que colocasses qual o texto e/ou autor que serviu de desencadeador da reflexão, trazendo, inclusive, recortes.
Grande abraço.
Celi
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