domingo, 13 de setembro de 2009

Relação entre fala e escrita



Apesar de haver relações entre fala e escrita, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande diferença está principalmente no fato de o interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que escrevemos.
Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente solucionado através de uma interrupção de quem nos ouve; além do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros fatores ajudam a sermos compreendidos, como por exemplo: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam e reforçam o que dizemos.
No momento de escrever, estes fatores que nos ajudam a ser compreendidos na fala nos faltam e muitas vezes não sabemos se através do que escrevemos seremos compreendidos e nossas intenções serão alcançadas.
Muitas vezes ao corrigir as redações de meus alunos me deparo com algumas expressões típicas de histórias em quadrinhos, onomatopéias, pois eles sentem a necessidade de incluir para ilustrar um acontecimento que com certeza se fosse falado seria acompanhado deste barulho, de alguns gestos e de muitas caras e bocas. Nestes momentos explico que existe uma diferença entre escrever e falar e que na escrita existem algumas regras que devem ser respeitadas, mas que é possível sim colocar diálogos nos textos, mas que devem ser respeitadas as regras da escrita. Outra coisa que muitas vezes acabam aparecendo são as abreviações de palavras muito usadas no MSN.
Devemos proporcionar aos alunos diversos tipos de leituras e textos para que eles possam entrar em contato com estes vários tipos de leituras, valorizar a oralidade dos alunos e ir introduzindo aos poucos a regras da linguagem escrita no cotidiano escolar deles sem desvalorizar aquilo que eles forem produzindo. Acredito que desta forma aos poucos é possível fazer com que o aluno compreenda a diferença que existe entre a fala e a escrita se desestimular nenhuma das duas.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Grace:
Muito pertinentes as tuas reflexões. Evidenciam a tua sensibilidade, o teu cuidado em acolher o que os alunos trazem e, ao mesmo tempo, propor atividades significativas que os façam crescer.
Caso tenhas feito essas reflexões a partir do estudo de algum texto, em especial, seria interessante que trouxesses recortes do mesmo. Além de trabalhar a questão das evidências e dos argumentos, é também uma forma de documentar ideias significativas.
Grande abraço.
Celi