domingo, 14 de novembro de 2010

Semestre oito - ESTÀGIO

Deveria que se imaginar que pelo fato de já trabalhar vários anos na mesma escola e principalmente ter tido os mesmos alunos desde o início, seria tranquilo realizar o estágio, mas não foi. O simples conhecimento de estar sendo avaliada pelo nosso trabalho fez com que no início sofresse um bloqueio criativo, aonde as coisa mais simples pareciam fugir. Depois de um tempo acabei me tranquilizando  de modo que as coisa começaram a fluir normalmente.
A parte mais difícil e trabalhosa do estágio, não foi o dar aulas, pois este é o meu trabalho, mas sim dar conta das inúmeras etapas escritas que tínhamos que postar. A grande dificuldade para mim foi refletir semanalmente sobre os fatos que aconteceram na semana, pois simplesmente não tinha o hábito de fazer este tipo de reflexão, mas depois de um puxão de orelhas da professora Ana, acabei colocando minhas ideias no lugar e fazendo um trabalho decente.
Aliás, durante o período do estágio acabei fazendo muitas comparações deste momento com o estágio feito no curso de Magistério, que já foi diferente pela inexperiência, mas principalmente pela relação da orientadora, pois no Magistério estas se colocavam como detentoras únicas do saber e da verdade e neste estágio houve um coleguismo e um respeito pelo nosso trabalho, que fez com que eu me tranquilizasse e principalmente me esforçasse cada vez mais para realizar um trabalho cada vez melhor.
Esta proximidade foi algo interessante, pois no início do curso ficava imaginando como seria o estágio e de que forma poderiam nos observar e nos auxiliar estando as orientadoras tão longe, mas esta distância se revelou pequena, pois ambas, tanto a professora Ana quanto a tutora Cátia se colocaram a disposição por telefone, email, MSN, que ficou difícil ficar com alguma dúvida ou algum problema sem solução.
Penso que este momento foi muito bom, pois tive a chance de realizar um bom trabalho e refletir sobre ele para desta forma poder corrigir o que não foi tão bom e assim encontrar soluções para que este trabalho fosse melhorado e alcançasse melhores resultados.

Nenhum comentário: