Apesar da incerteza que ronda nós professoras estaduais já comecei a esboçar algumas arquiteturas que quero por em prática com meus alunos, algumas que já faço alguns anos e outras que vou tentar fazer com eles. Digo tentar, pois como nunca apliquei com alunos existe a probabilidade de não sairem exatamente com se pensa, mas como o estágio é um momento de aprendizagem também espero colocar em prática e com os erros ou dificuldades que aparecerem aperfeiçoar estes métodos para que da próxima vez as coisas saiam mais a contento.
Alguns esboços que pensei em realizar, o primeiro já na semana que vem, são os seguintes:
# Para iniciar com as arquiteturas, penso em fazer com que os alunos que não estão habituados a lidar com computadores possam se apropriar mais desta tecnologia com a ajuda de seus colegas. Todos os anos no início do ano levo os alunos para o laboratório de informática, onde peço para aqueles que não possuem email criem um para si e os colegas que já tem ajudam estes colegas à criarem o seu. Em seguida faço um amigo secreto entre os alunos, onde cada um sorteará um endereço de email de seu colega e o presente será encaminhar uma mensagem para este colega. Depois colocarei a disposição de todos os endereços de email para que continuem a se comunicar. Os alunos que não possuem computador, ou não tem acesso a intrnet terão um momento semanal para acessar seu email e verificar suas mensagens
# Fazer releituras de obras de pintores famosos e que tenham algum relevância com o que está sendo estudado e pedir que os alunos façam a sua releitura utilizando o paint, depois publicá-las no blog da turma.
# Fazer releituras de obras de pintores famosos e que tenham algum relevância com o que está sendo estudado e pedir que os alunos façam a sua releitura utilizando o paint, depois publicá-las no blog da turma.
# Utilizar hipertextos publicados no blog da turma para enriquecer e aprofundar o assunto estudado fazendo que os alunos sigam os links e realizem as leituras ou atividades que serão linkadas no texto, sempre seguindo uma sequência que vai acrescentar mais detalhes aos assuntos estudados.
# Filmagens realizadas pelos alunos de entrevistas ou de lugares da cidade para a apresentação de trabalho realizada por eles sobre a cidade de Sapiranga, onde cada grupo terá que escolhaer um tema, prédio, praça e etc. e pesquisar e falar sobre ele e também filmar para mostrar aos colegas.
# Estimular a apropriação por parte dos alunos de algumas ferramentas do computador como o power point para ilustrar a apresentação de seus trabalhos.
# E se possível a realização do Projeto de Aprendizagem, onde os passos podem ser os mesmos que usamos em nossos PAs, havendo sempre a necessidade de intervenção da professora com orientações e dicas quando perceber que os alunos estão desorientados em como organizar-se para o início do trabalho. Penso em destinar um momento semanal para a realização do PA com minha turma. Este momento poderá ser de duas horas ou mais dependendo do interesse demonstrado pelos alunos, a atividade a ser realizada e o andamento do trabalho. A cada semana se possível daremos um novo passo no desenvolvimento do projeto, onde quando for preciso levarei material para os grupos, auxiliarei na organização geral do trabalho e questionarei sobre o andamento do projeto quando for preciso.Penso em utilizar a estrutura que foi montada e pensada no semestre passado que fica bem dentro da forma que penso em realizar o projeto com meus alunos. As adaptações serão feitas a medida que julgar ser necessário dependendo do andamento do trabalho e da receptividade dos alunos. Penso em fazer quatro grupos no máximo, pois a turma é de 22 alunos e 5 a 6 alunos em média por grupo acredito ser um número bom para trabalhar, mas tudo dependerá da adesão dos alunos a pergunta de investigação que será trabalhada
Um comentário:
Oi GRace! Certamente, na medida em que começares a implementar as idéias receberás auxílio dos supervisores. Abração!!
Postar um comentário