sexta-feira, 8 de maio de 2009

Clube do Imperador


"A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre.” Aristófanes


Refletindo sobre a situação do professor, que chegou ao ponto de passar por cima de seus princípios por apostar no menino e mostrar que este também é capaz, fico pensando em quantas vezes nós professores também acabamos apostando em determinados alunos, muitas vezes dando mais atenção e dedicação por achar que eles merecem uma chance e muitas vezes acabamos nos decepcionando e vendo que nossos esforços não foram recompensados ou que não conseguimos deixar nossa marca naquele aluno. Contudo, o filme mostrou tão bem, que aquele professor não conseguiu deixar sua marca naquele determinado aluno, mas depois de 25 anos pode ver que seus outros alunos ainda eram gratos pelas suas instruções e com aqueles ele conseguiu fazer a diferença.
Todos, segundo Paulo Freire, devem ter a consciência da importância da escola e do educador na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais.
No caso de Sedgewick Bell, o caráter do menino já refletia aquilo que o pai queria moldar no filho, para que este seguisse seus próprios passos, tanto que ele fala para o professor que a função dele é lecionar e o caráter quem iria moldar seria ele próprio, o pai.
Conclui-se com o filme que, por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” e, no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos – bons ou ruins – que recebemos de nossos pais.
Educação de nada serve se não puder ser revertida em crescimento, em desenvolvimento pessoal e coletivo, pois o educador na medida do possível deve educar para as mudanças, buscar a autonomia e a liberdade trabalhando sempre o lado positivo dos alunos a fim de promover suas capacidades de aprendizagem e propiciar uma formação cidadã consciente.

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Grace, te sugiro apenas que explique a postagem especificando a atividade sobre a qual esta refletindo.
Eu sei que a interdisciplina de Filisofia colocou o filme Clube do Imperador como atividade, mas acredito que isto não esteja claro para todas as pessoas que irão ler seu blog.
Beijos
Melissa