domingo, 31 de agosto de 2008

Organização da Escola

No trabalho realizado para a interdisciplina de Organização da Escola tinhamos que dividir uma série de itens entre a Gestão Patrimonialista e a Gestão Democrática e depois escolher dois deles que fossem contraditórios e escrever o porquê desta contadição, escolhi os dois itens a seguir, apesar de as vezes nas escola em que se trabalha persistir um pouco da gestão patrimonialista, onde ainda se vê diretores escolhendo professores e beneficiando-os por compartilharem da mesma visão política. Ou em alguns casos usufruindo do cargo para ganharem maior visibilidade ao invés depensarem no trabalho para o qual foram eleitos.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
. ►CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

GESTÃO PATRIMONIALISTA
►CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

Estes dois itens são práticas de gestão incompatíveis, pois são ações completamente contrárias. Na gestão patrimonialista elevado em conta os interesses da pessoa que está no comando, onde as pessoas que estão trabalhando para esta pessoa normalmente são familiares ou pessoas das relações pessoais, que muitas vezes ocupam o cargo em virtude de uma troca de favores. A relação de trabalho é de fidelidade pessoal ao gestor e não de dever e disciplina ligados ao cargo ocupado. Na gestão democrática existe uma separação entre os interesses públicos e privados,o vínculo entre o gestor e o funcionário obedece as regras que foram estabelecidas pelo cargo ocupado. Neste tipo de gestão que ordena também obedece a regras, instituídas, frutos de discussão e votação. Os gestores de uma organização pública não são proprietários e sim remunerados e estão sujeitos a prestações de contas.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Grace, a partir da reflexão sobre esses conceitos é interessante também pensarmos em como contribuir para que a educação seja cada vez mais espaço para a participação de todos e não como representação de espaços de alguns. Abração, Sibicca

Kátia Diehl. disse...

Olá Grace !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil