O dilema do antropólogo Claude Lee consiste em interferir ou não na crença dos nativos da ilha que esta estudando. A crença destes nativos é que eles acreditam que os mensageiros dos deuses são homens de pele branca, seres que expressam a vontade absoluta dos deuses – tudo o que disserem deverá ser obedecido.
Ao ser questionado pelos nativos se ele é um mensageiro dos deuses, Claude responde que sim, mas ao ser perguntado se todos os homens brancos são mensageiros dos deuses ele enfrenta seu dilema, pois se responder sim estará expondo os nativos às más intenções de outros homens brancos e se responder não estará interferindo na crença destes nativos.
Em minha opinião ele se propôs a fazer aquilo que estava de acordo com os seus princípios e com o objetivo da sua pesquisa e carreira, ou seja, estudar os costumes dos povos e não interferir de maneira nenhuma no seu modo de vida. Eu particularmente também não interferiria, pois cada povo tem suas crenças e seus costumes e não cabe a nós julgarmos, mesmo que não concordemos e que muitas vezes vá contra alguns costumes que temos. Vários costumes dos povos orientais vão completamente contra os nossos princípios e a nossa cultura, mas nem por isso cabe a nós julgarmos ou interferirmos.
Um comentário:
Um bom argumento Grace :-)
Muitas alunas postaram mensagens sobre esta atividade...
Deixando de lado a questão em si e refletindo sobre o objetivo, busque refletir sobre suas aprendizagens com esta atividade proposta pela interdisciplina de Filosofia ;-)
Aguardamos tua reflexão
Beijos
Melissa
Postar um comentário