A organização escolar, em uma perspectiva democrática se dá por uma série de processos, procedimentos e instrumentos.
São alguns deles:
Associação de Pais e Mestres (APM) – que tem por finalidade integrar a comunidade, o Poder Público, a escola e a família.
Conselho Escolar (formado por pais, alunos, professores e funcionários da escola) – tem a função de deliberar, consultar e fiscalizar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Visa apoiar a direção na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e na implantação da Proposta Pedagógica.
Plano Político Pedagógico – deve ser criado com a participação da comunidade escolar para que seu conteúdo contemple as necessidades daquela comunidade escolar.
Na minha escola o diretor foi escolhido por eleição direta pela comunidade escolar (composta de alunos a partir da 4ª série, pais, professores e funcionários da escola).
Já participei de duas reformulações do PPP da minha escola, pois assim como a comunidade escolar vai se modificando e suas necessidades vão sendo outras o PPP também precisa ser mudado para atender da melhor forma possível estas mudanças.
O Grêmio Estudantil da escola é um elo de ligação entre direção e estudantes e trabalha juntamente com a direção da minha escola.
A CPM é participativa se envolvendo com os problemas da escola e fazendo o possível para a melhoria da escola.
O Conselho Escolar cumpre seu papel fiscalizando as questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
Percebo que a gestão democrática deve ser cumprida na prática, e não somente no papel. A comunidade deve ser envolvida e consultada para que com isso compreenda que a qualidade da escola depende do seu envolvimento e participação ativa.
São alguns deles:
Associação de Pais e Mestres (APM) – que tem por finalidade integrar a comunidade, o Poder Público, a escola e a família.
Conselho Escolar (formado por pais, alunos, professores e funcionários da escola) – tem a função de deliberar, consultar e fiscalizar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Visa apoiar a direção na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e na implantação da Proposta Pedagógica.
Plano Político Pedagógico – deve ser criado com a participação da comunidade escolar para que seu conteúdo contemple as necessidades daquela comunidade escolar.
Na minha escola o diretor foi escolhido por eleição direta pela comunidade escolar (composta de alunos a partir da 4ª série, pais, professores e funcionários da escola).
Já participei de duas reformulações do PPP da minha escola, pois assim como a comunidade escolar vai se modificando e suas necessidades vão sendo outras o PPP também precisa ser mudado para atender da melhor forma possível estas mudanças.
O Grêmio Estudantil da escola é um elo de ligação entre direção e estudantes e trabalha juntamente com a direção da minha escola.
A CPM é participativa se envolvendo com os problemas da escola e fazendo o possível para a melhoria da escola.
O Conselho Escolar cumpre seu papel fiscalizando as questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
Percebo que a gestão democrática deve ser cumprida na prática, e não somente no papel. A comunidade deve ser envolvida e consultada para que com isso compreenda que a qualidade da escola depende do seu envolvimento e participação ativa.
Um comentário:
Oi Grace, legal que nessa postagem trazes aspectos teóricos e de como esses conceitos são "vivenciados" na tua escola. Abração, Sibicca.
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